Livro Conhecendo Obras - Parte I - 3ª Edição

Conhecendo Obras • Ver Tópico - Quanto vou gastar?

Quanto vou gastar?

Espaço para discussões sobre quaisquer assuntos relacionados à Construção Civil não condizentes com os demais fóruns

Quanto vou gastar?

Mensagempor augusto » Sex Set 18, 2009 08:00

Estou iniciando minha primeira obra. O terreno possui 240 m2. O terreno é totalmente plano. Já encontrei um pedreiro que vai fazer a obra (70m2) por R$ 200,00 o m2, com parte elétrica inclusa. Ele só não faz a parte de pintura. Gostaria de saber quanto vou gastar com material por m2?
augusto

Data de registro: Sex Set 18, 2009 07:40

Re: Quanto vou gastar?

Mensagempor IsaacdeCristo » Sex Set 18, 2009 08:38

Prezado Augusto,

A faixa percentual de material e mão-de-obra é em torno de 55 a 60% para material e 40 a 45% de mão-de-obra. Para melhor aproximação destes valores deve-se fazer o orçamento a partir do projeto e da especificação de materiais e serviços.

SURPREENDA ENGENHEIROS, ARQUITETOS E MESTRES-DE-OBRAS COM AS DICAS DESTE LIVRO:
Imagem
IsaacdeCristo

Data de registro: Seg Jul 06, 2009 12:44

Mensagempor LuisAD » Qua Out 07, 2009 02:34

Boa tarde amigo....

Sou do interior do RS -

tenho um terreno de 12x39,50 estou preste a construir, aí q me vem dúvidas e mais dúvidas

Estou com o projeto praticamente encaminhado com minha arquiteta 86,20m de área construída, distribuída em 3 qtos, uma sala, cozinha, área d serviço e um wc. Serão aberturas pré fabricadas em madeira angelin, beirais e forração em pvc, e cobertura em telha concreto tégula 4,5kg cada.

Dúvidas:

O meu construtor está me cobrando em duas hipóteses... ele dando a casa pronta pra mim por 700,00 o m, ou 200,00 o metro só a mão de obra..

Penso q comprando o material por carga fechada economizarei, mas como novate e inexperiente em construção não consigo ter a idéia de qto vou economizar se 5.000,00, 10.000,00 ou até ñ vou economizar nda.......

Se puderes me ajudar agradeceria muito
preciso muito de ajuda
LuisAD

Data de registro: Qua Out 07, 2009 02:00

Mensagempor IsaacdeCristo » Qua Out 07, 2009 08:57

Caro LuizAD,

Os preços/m2 da Tabela Sinapi de Jul/2009 para uma casa térrea cuja área é de 104,00m2 e as demais descrições aproximam-se da sua, foram R$815,07 - Para padrão Alto de acabamento, R$694,96 - Padrão Normal e R$507,54 - Padrão Baixo. Destes valores a mão-de-obra já inclusa, representa entre 40 a 45%.

Se num orçamento o empreiteiro cobra R$700,00/m2 ou R$200,00 apenas pela mão-de-obra, há uma diferença percentual muito grande, tendendo a tornar-se ainda maior, se considerarmos que sua obra não terá acabamento refinado.

Mesmo com estas considerações, você só poderá ter valores mais exatos se proceder com o Orçamento a partir dos projetos e da Especificação de Materiais. Veja com a arquiteta que ela poderá fazer ou indicar alguém que faça o Orçamento.

Quanto à compra de materiais conforme citado, você tenderá a economizar sim, se comprar em quantidade. O quanto você economizará variará adepender de sua audácia em saber pesquisar e negociar produtos, preços, fabricantes, etc.

Continue postando para esclarecer todas as suas dúvidas.

Imagem
IsaacdeCristo

Mensagempor BettoLima » Sex Out 09, 2009 01:29

Isaac,

Qual o custo por m² para a cidade de Campo Grande MS acabamento entre médio e alto?

Onde encontro o Custo SINAPI por padrão de acabamento para MS?

Betto
BettoLima

Data de registro: Sex Out 09, 2009 11:35

Mensagempor IsaacdeCristo » Dom Out 11, 2009 11:06

Prezado betto,

A Tabela de custos Set/2009 para Campo Grande já está disponível na seção "Downloads".

Imagem
IsaacdeCristo

Mensagempor NataliaPC » Ter Out 19, 2010 11:19

boa noite pessoal!

quero tirar um financiamento em breve (o mais rápido possível), já escolhi o terreno que é plano 10x26m, que por acaso é o único que encontrei num valor acessível que mesmo assim é caro na minha cidade. tenho poucos dias pra fazer um orçamento(até quinta) pois fiquei de dar a resposta ao vendedor do terreno até lá.

eu precisaria de ajuda para ter uma noção melhor de quanto é justo um empreiteiro me cobrar para realizar a mão de obra: fundação, laje, reboco, colocação de piso e aberturas, quer dizer tudo exceto a pintura. a planta vai dar 55m2.
Preciso da ajuda de voces porque tenho medo de entrar numa furada e eles se provalecerem do fato de eu ser mulher e me arrancar os olhos no valor da mão de obra.

peço a resposta o mais rápido possível, pois tenho que dar a resposta do terreno urgente, com esta função do Minha Casa Minha Vida a minha cidade Canguçu-RS que é região de Pelotas-RS etá uma loucura! não tem terreno regularizado mais em lugar nenhum, e acaba que se eu perder essa oportunidade sabe lá quando vou conseguir denovo!

por favor me respondam!OBRIGADA. Natália
NataliaPC

Data de registro: Ter Out 19, 2010 11:04

Mensagempor IsaacdeCristo » Seg Nov 01, 2010 06:55

Imagem

Cara Natalia,

A mão-de-obra, com todos os Encargos Sociais pagos, deve osclilar entre 40 e 45% do valor da obra. O valor da obra vai depender do padrão de acabamento.

CONTINUE POSTANDO PARA ESCLARECER SUAS DÚVIDAS OU AS DE OUTROS USUÁRIOS!
Imagem
IsaacdeCristo

Quanto vou gastar?

Mensagempor amsilva » Ter Jan 04, 2011 11:40

Caro Isaac

Vou começar a construir no RJ. Meu empreiteiro me cobrou R$ 350,00 por m2. Gostaria de ter uma ideia de gasto total da construção. Minha casa terá uma garagem subterranea, 2 pisos e um sótão habitável com um banheiro. seráo 03 três quartos, dependencias completas de empregada, mezanino. Terá piscina, sauna e churrasqueira. O tal construído será de aproxiamdamente 680m2.

Grata
Andreia
amsilva

Data de registro: Ter Jan 04, 2011 10:59

Mensagempor IsaacdeCristo » Ter Jan 04, 2011 05:28

Imagem

Cara Andreia,

Sua obra é uma residência de gande porte e acredito você deva contratar um profissional para fazer o planejamento da mesma. Com todo respeito aos pedreiros, que também são nossos parceiros, mas uma obra desse porte não deve ser feita, baseada apenas no orçamento do pedreiro. Por outro lado, conforme também trato em meu livro "Conhecendo Obras", você deve atentar-se para todas as documentações e despesas de encargos sociais para quando for averbar ou fazer a escritura de sua casa.

Para uma casa do porte citado (680,00m²), o custo de mão-de-obra estará diretamente relacionado ao padrão de acabamento adotado no projeto e/ou na Especificação de Materiais. É nessa Especificação que o orçamentista se baseará para determinar o custo de sua obra, que segundo a Tabela Sinapi deverá ser em torno de 1.000,00/m²(hum mil reais por metro quadrado), podendo chegar a até mais de 2.000,00/m²... Deste valor, cerca de 45% devereá ser gasto com mão-de-obra e Encargos Sociais.

CONTINUE POSTANDO PARA ESCLARECER SUAS DÚVIDAS OU AS DE OUTROS USUÁRIOS!
Imagem
IsaacdeCristo

Retornar para Discussões Gerais