Diferentes tipos de Lajes em um mesmo projeto?

Pergunte, responda ou participar das discussões gerais sobre Construção, Arquitetura, Engenharia e Obras em geral. (Clique em "Discussões Gerais" e ao entrar, para perguntar clique em "NOVO TÓPICO").
ArqTecnico

Diferentes tipos de Lajes em um mesmo projeto?

Mensagempor ArqTecnico » 07/Mai/2017, 13:15

Bom dia.
Estou finalizando meu projeto de TCC (Arquitetura) que consiste em uma escola com três pavimentos. As salas de aula estão localizadas no primeiro e segundo pavimento, ficando o térreo como área de convívio, com grande espaço para circulação, havendo assim a necessidade de grandes vãos livres entre pilares... Estou pensando em adotar a laje nervurada para o pavimento terreo, a fim de garantir um número menor de pilares neste pavimento, e laje maciça no demais pavimentos. Minha dúvida se dá pois sempre encontro exemplo de um único tipo de laje ou sistema construtivo em um mesmo projeto.
A propósito, "vigas de transição" foi uma ideia para tambem diminuir o numero de pilares no térreo, porem acho inviável, considerando o porte e uso da edificação (aproximandamente 1500m²). Qual a opinião de vocês e o que me recomendariam como alternativas?
Att;

Isaac de Cristo

Re: Diferentes tipos de Lajes em um mesmo projeto?

Mensagempor Isaac de Cristo » 19/Mai/2017, 15:02

Prezado,

Realmente, você tem razão em relação ao uso de vigas de transição. Também não tem muito sentido usar tipos diferentes de lajes para uma obra nesse porte. Mas o mais preocupante aí, do ponto de vista estrutural é mesmo a questão dos pilares, pois para ter um pilar deve-se considerar sua fundação desde o pavimento térreo.

Sugiro a você encontrar um bom valor, pilar a pilar, que concilie altura das vigas e cargas a serem suportadas por eles, sem prejudicar a funções da edificação.

Boa sorte!
Vai construir, reformar ou investir em imóveis?
Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Edição
Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto e Urbanista (CAU/BR: 171432-5)

http://www.isaacdecristo.com.br

Voltar para “Discussões Gerais”